quarta-feira, fevereiro 28, 2018

DUNKIRK



DUNKIRK

A chamada batalha de Dunquerque decorreu durante a II Guerra Mundial, em território francês. Tropas francesas, inglesas, belgas, entre outras, ficaram isoladas e encurraladas pelo avanço nazi na costa de Dunquerque, entre finais de Maio e o dia 4 de Junho de 1940. Esta batalha teve um desfecho trágico, pelo número de baixas que se verificaram, sobretudo do lado dos Aliados, mas a conclusão é complexa e contraditória: pode falar-se, de um lado e do outro, de vitória e derrota. Os Aliados tiveram de retirar numa situação não muito heroica, mas essa retirada acaba por ser uma vitória, pois evita a morte de quase 350.000 militares, de entre os mais de 400.000 que ali se encontravam concentrados, à mercê do avanço da infantaria alemã e dos raids da Luftwaffe. Por outro lado, os nazis conseguiram expulsar da região aquele contingente de tropas militares inimigas, mas acabaram por sentirem frustrados os seus intentos, pois a grande maioria deles escapou numa operação naval de grande fôlego, desencadeada pelo Reino Unido, sob o comando persistente de Winston Churchill (veja-se o filme “Darkest Hour”, que explica bem a génese desta iniciativa).
Perante o quadro existente na altura (400.000 militares encurralados e à espera de uma morte anunciada, numa praia do norte de França), duas atitudes se colocavam aos altos dirigentes políticos e militares ingleses: ou tornam aqueles militares vítimas indefesas dos nazis, dada a dificuldade de os defender ou tentam evacuá-los numa perspectiva quase suicida, quer para os encurralados, quer para os que os iriam tentar libertar. Optou-se pela última solução, enviando para Dunquerque vários navios de guerra, mas igualmente centenas de pequenas embarcações de pesca ou de recreio, que partiram do porto de Dover, sob o comando do vice-almirante Bertram Ramsay. A esta operação foi dado o nome de Dinamo.
É este o quadro do último filme de Christopher Nolan, que foi nomeado para oito Oscars, entre os quais o de Melhor Filme e Melhor Realizador. 
Christopher Nolan é um dos realizadores norte-americanos mais interessante entre os revelados já no século XXI. Norte-americano por quase toda a sua obra ser produzida e realizada em estúdios de Hollywood, apesar da sua naturalidade ser inglesa (nasceu em Londres a 30 de Julho de 1970). Mas já assinou títulos notáveis e de grande originalidade, como “Memento” (2000), “Insónia” (2002), “Batman, o Início” (2005), “O Terceiro Passo” (2006), O Cavaleiros das Trevas (2008), “A Origem” (2010), “O Cavaleiro das Trevas Renasce” (2012) ou “Interstellar” (2014), todos anteriores a “Dunkirk” (2017). Uma conclusão se pode desde logo retirar deste conjunto de obras: o seu autor consegue conciliar com extremo equilíbrio o sucesso comercial e o rigor de um verdadeiro autor, com uma temática própria e um gosto facilmente identificável de uma narrativa original, jogando sobretudo com o factor tempo (ou com tempos diversos).
“Dunkirk” é um filme brilhante sob diversos pontos de vista. Transformar uma retirada estratégica num acto heroico é conseguido de forma notável. Não há praticamente heróis individuais, há uma força colectiva que se movimenta, nas praias de Dunquerque ou nas águas do canal da Mancha, por ar, mar e terra. Consegue montar em paralelo estas acções, ora documentando a espera da morte, ou de um barco salvador, nas areias da praia, ora acompanhando batalhas aéreas entre pilotos britânicos e alemães, ora testemunhando a odisseia de barcos de guerra ou de pequenas embarcações com civis voluntários que se oferecem para esta acção quase suicida de resgate. O clima de inquietação e suspense é magnificamente dado pela montagem de Lee Smith, a fotografia de Hoyte Van Hoytema consegue uma tonalidade de quotidiano dramatismo que se impõe, a música de Hans Zimmer e todo o som do filme criam uma banda sonora de grande carga emotiva, sem, no entanto, ser redundante ou excessiva. A interpretação, sem grandes sobressaltos individuais, alia-se a essa intenção de produzir uma gesta colectiva. Um belíssimo e pungente filme que ajuda a consolidar a imagem de um cineasta.



DUNKIRK
Título original: Dunkirk
Realização: Christopher Nolan (Inglatewrra, EUA, 2017); Argumento:

Christopher Nolan; Produção: Christopher Nolan, Maarten Swart, Emma Thomas, Andy Thompson, John Bernard, Erwin Godschalk, Jake Myers; Música: Hans Zimmer; Fotografia (cor): Hoyte Van Hoytema; Montagem: Lee Smith; Casting: John Papsidera, Toby Whale; Design de produção: Nathan Crowley; Direcção artística: Toby Britton, Oliver Goodier, Kevin Ishioka, Eggert Ketilsson, Benjamin Nowicki, Erik Osusky; Decoração: Emmanuel Delis, Gary Fettis; Guarda-roupa: Jeffrey Kurland; Maquilhagem: Luisa Abel, Jessica Brooks, Nicola Buck, Patricia DeHaney, etc. Direcção de Produção: Daniel-Konrad Cooper, Chris Dowell, Christine Raspillère, Page Rosenberg-Marvin, Nicky Tüske; Som: Richard King; Efeitos especiais: Karine Branco, Ian Corbould, Paul Corbould, Tony Edwards, Marie Korf, Jason Leinster, Ben Vokes; Efeitos visuais: Nick Ghizas, Arushi Govil, Andrew Jackson, Anshul Kashyap, Anne Putnam Kolbe, Liz Mann, Jeff Reeves,  Emma Rider; Companhias de produção: Syncopy, Warner Bros., Dombey Street Productions, Kaap Holland Film, Canal+, Ciné+, RatPac-Dune Entertainment; Intérpretes: Fionn Whitehead (Tommy), Damien Bonnard (soldado francês), Aneurin Barnard (Gibson), Kenneth Branagh (comandante Bolton), Tom Nolan, James D'Arcy, Lee Armstrong, James Bloor, Barry Keoghan, Mark Rylance, Tom Glynn-Carney, Tom Hardy, Jack Lowden, Luke Thompson, Michel Biel, Constantin Balsan, Billy Howle, Mikey Collins, Callum Blake, Dean Ridge, Bobby Lockwood, Will Attenborough, James D'Arcy, Matthew Marsh, Cillian Murphy, Adam Long, Harry Styles, Miranda Nolan, Bradley Hall, Jack Cutmore-Scott, Brett Lorenzini, Michael Fox, Brian Vernel, Elliott Tittensor, Kevin Guthrie, Harry Richardson, etc. Duração: 104 minutos; Distribuição em Portugal: NOS Audiovisuais; Classificação etária: M/ 12 anos; Data de estreia em Portugal: 20 de Julho de 2017. 

Sem comentários: