sábado, março 23, 2013

TEATRO: ALMA

 

ALMA, de GIL VICENTE

Estreou no Teatro São João do Porto, passou pelo Teatro D. Maria II em Lisboa há pouco tempo. Na altura não me apeteceu escrever. Trata-se de um trabalho de encenação de Nuno Carinhas, com soluções cénicas plasticamente muito bonitas, e curiosas nalguns significados, mas creio que o auto de Gil Vicente tinha, na época, uma interpretação e hoje assume-se de forma diversa e algo ambígua, senão mesmo perigosa.

O texto é muito curto e de grande qualidade literária. Não discuto. A ideia é mostrar como a “alma” de cada um de nós é continuamente assediada pelos anjos e pelos demónios, o que não deixa de ser verdade. Mas os anjos apregoam o despojamento, a libertação total dos bens terrenos, e o diabo oferece opulência, poder e riqueza. Bem-estar em suma. Na altura em que foi escrito, era uma crítica directa aos poderosos, hoje em dia pode ser visto como o elogio do conformismo e da pobreza resignada. Por alguma razão este auto da Alma era encenado em todas as escolas do País nos tempos de Salazar. Era rigorosamente o seu pensamento. Com a agravante de os pobres poderem ser manipulados pelas ideias nela contidas e os poderosos se estarem nas tintas para os castigos divinos.

Mas o espectáculo é realmente muito bonito na sua simplicidade, a Alma esfalfa-se a correr num estrado que o mundo e a sua vida, enquanto, de um lado e do outro, anjos e demónios a cobrem de riquezas ou a despem da ostentação. A interpretação é globalmente boa e bem dirigida (uma só mulher, Leonor Salgueiro, muito bem, para um elenco essencialmente masculino, escorreito e por vezes inspirado: Alberto Magassela, Fernando Moreira, Fernando Soares, João Castro, Jorge Mota, Miguel Loureiro, Paulo Freixinho, Paulo Moura Lopes), numa sóbria e eficaz cenografia de Pedro Tudela, com belos figurinos de Nuno Carinhas. Desenhos de luz e de som de Nuno Meira e Francisco Leal igualmente eficientes e de bom gosto. Fica a sensação de um texto fora do contexto. O que na situação actual…

Sem comentários: