quarta-feira, janeiro 23, 2013

NA RTP-1, UM TRABALHO NOTÁVEL


PORTUGAL DE PATRÍCIA REIS

Acabei de ver na RTP-1 um documentário belíssimo, “Portugal de Patrícia Reis”. Faz parte de uma série produzida pela “Até ao Fim do Mundo”, ao que soube este é o segundo de um grupo de oito (o primeiro teria sido o “Portugal de José Luís Peixoto”, que infelizmente não vi), Luís Osório conduziu a entrevista à escritora e jornalista e André Banza realizou. Brilhante. Acreditem que tem sido muito difícil eu chamar brilhante a trabalhos da televisão portuguesa. Mas este é-o.

Patrícia Reis é uma mulher fascinante, fica-se facilmente preso ao seu discurso, é certeira na forma como caracteriza os portugueses e Portugal, tem uma forma amarga e terna de nos olhar (de se olhar), gosta de fados e de pastéis de nata e de bolos de bacalhau, atravessa o Tejo e vai à Feira da Ladra, vive na Expo e tem um marido igualmente interessante de acompanhar, apesar de ser do Benfica. Mas enfim, ninguém é perfeito. E a inteligência tudo desculpa.

Depois a realização é notável, de inteligência, de sensibilidade, de acerto na forma como enquadra, como se aproxima das pessoas, como nos restitui climas e ambientes, como se empenha em cada imagem, como recusa a preguiça de encher chouriços, como procura o plano certo para acompanha uma frase.

Fica o aviso: revejam o episódio no site da RTP-1, vale a pena, e estejam atentos a próximas quartas-feiras, cerca das 22 horas. A série promete.

Sem comentários: