segunda-feira, maio 16, 2011

VIOLAÇÃO OU ARMADILHA?


A POLÍTICA E A ALTA FINANÇA INTERNACIONAIS 
ANDAM EM BOAS MÃOS!

Dominique Strauss-Khan, de 62 anos, o homem forte do FMI, socialista francês em boa posição para disputar o cargo a Sarkosy, foi preso quando saia de avião de Nova Iorque, rumo a Paris. Acusação? Tentativa de violação e rapto de uma empregada de limpeza do hotel onde se encontrava em NY. Tinha 32 anos.
DSK alega inocência, mas tem historial de sedutor. Toda esta história, que já teve uma consequência irrefutável – o afastamento do FMI e da corrida ao Eliseu –, deixa algumas dúvidas e uma certeza.
As dúvidas:
- Será que DSK agiu como o acusam? Seria muito mau para o prestígio de quem nos governa a vários níveis. Uma coisa é alguém ser sedutor e exercer o possível fascínio de acordo com as parceiras, outra muito diferente tentar violar e raptar. Quanto à primeira hipótese, estou-me nas tintas. Quanto à segunda, se for verdade, preocupa-me a moralidade de quem avalisa ajudas deste montante e prega moral a terceiros.
- Será que tudo isto não passa de uma conspiração bem montada (não, não é piada brejeira) para arrumar de vez com alguém considerado incómodo? Em vista do seu passado de conquistador, era fácil arquitectar uma aventura destas. O que não deixa de ser gravíssimo e cá por mim me parece o mais provável. Mas posso estar enganado.
- A certeza é que, quer seja verdade a denúncia ou a macabra conspiração, quem nos governa (não, não me refiro a Sócrates!) não merece confiança nenhuma. A política e a alta finança internacionais andam em boas mãos, sim senhor! 

Adenda: Há quem diga que onde há fumo, há fogo. Nem sempre é verdade. Uma das técnicas mais utilizadas hoje em dia para desprestigiar alguém é atirar para o ar com uma atoarda, mais ou menos bem engendrada, e esperar que muitos pensem precisamente isso - que onde há fumo há fogo. Depois, ninguém mais conseguirá apagar o fogo. Quer seja verdade ou mentira
Depois há outra questão que me incomoda cada vez mais na justiça e na comunicação social - sem o julgamento ser efectuado, e o juiz declarar culpado o réu, ninguém deve ser apontado como culpado. Mas, presentemente,nada disso conta. Numa democracia autentica este é um atentado gravíssimo. Mas parece que ninguém se importa. 
Há uns anos, o cinema americano preocupava-se com este facto. E deu-nos obras como "Doze Homens em Fúria" ou "A Calúnia", para só citar dois, que dão bem a medida da gravidade da questã

3 comentários:

Maria Luisa Adães disse...

Será violação ou armadilha?

Seja o que for, com verdade, meia-verdade, ou mentira, ele está arrumado, não tenho dúvidas...mas também não sei face ao cargo que tudo seja esquecido, mas duvido.
Eu escrevo poesia no :

http://os7degraus.blogspot.com

e o aderi como amigo no facebook,
mas como nada percebo do Face, não sei se lá chegou.

O que escreve é muito bom! Gostei imenso!

Maria Luísa

Anónimo disse...

Armadilha? Com que então uma Armadilhadiza? Fica a matar esta tese não sei se apenas sua ou retirada por adesão, de algum jornal francês ou eupopeu. Uma mulher, uma empregada menor dum Hotel fez aquilo, conseguiu o que qualquer país não conseguiu, colocar o "senhor", este homem em que utilizava o poder para obter, por baixo e miserável custo, o que pretendia, não pode ser honesta, mais honesta que um socialista francês, português ou europeu?
Não me lixem com a esgotada, a sempre mesma tese da conspiração. Só faltava mais esta, semptre a mesma, sempre a mesma. É absolutamente aterrador que ainda nos mantenhamos na mesma, i.é, naqueles anos que se pensave que quando a mulher é violada é porque provoca o homem, é porque quis. Poupem-nos p. f.

Helena Soares

Lóri disse...

É, muito bem armado sim senhor... eu não ligo nenhuma para teorias de conspiração, mas quando vi a notícia ontem, foi a primeira coisa que me ocorreu, alguém quer tirar esse senhor do páreo e do caminho. Ainda por cima, isso é crônica de uma morte anunciada pelo próprio DSK.
Ficam todos satisfeitos e saboreando até o último ossinho:
- A direita francesa, por motivos óbvios;
- Sarkozy, idem;
- Os opositores dentro do mesmo partido não vão ter trabalho, bem, vão ter um bocado sim;
- os americanos que adoram pisotear sobre um sistema como o da frança, ainda mais quando representada por um francês num dos cargos que eles, americanos, devem achar que só deveria ser exercido por outro/a americano/a, já que se acham os xerifes do mundo.

Bem, certamente há mais, muito mais a comentar, mas eu não tenho tempo para construir texto nem argumentos. Só que não dá para embarcar nesse ponto de vista óbvio da bandeira contra o machismo.

Machismo é o que acontece em Espanha onde 25 mulheres já foram mortas pelos parceiros desde que começou o ano.

O que aconteceu com o DSK está longe de ser tão simples e as pessoas deveriam estar bem mais preocupadas com as consequências em nível europeu e mundial do que com a repetição de um padrão que pode ainda ser verdade em muitos países, incluindo a Ibéria, mas que é só um distrator para um quadro bem mais amplo.

Sei que como mulher é complicado dizer isso, mas a tragédia pessoal (da mulher, se é que aconteceu) pode ser apenas um encobrimento de uma tragédia coletiva que interessa a alguns.

Beijos LA,
Lóri