sábado, março 05, 2011

ACTRIZES QUE ME MARCARAM - VI

:
ANNIE GIRARDOT

Annie Suzanne Girardot (nascida em Paris, a 25 de Outubro de 1931, e falecida na mesma cidade, a 28 de Fevereiro de 2011) foi uma das maiores actrizes francesas da segunda metade do século XX. No cinema (122 filmes e duas curtas-metragens), no teatro (31 peças) ou na televisão (54 telefilmes), Girardot criou uma vasta galeria de tipos que a imortalizaram. Ganhou 3 César (melhor actriz, por “Docteur Françoise Gailland”, 1977; melhor actriz secundária, em “Les Misérables”, 1996; melhor actriz secundária novamente em “La Pianiste”, 2002), trabalhou com cineastas como Luchino Visconti, Claude Lelouch, Roger Vadim, Mario Monicelli e Michael Haneke, e contracenou com companheiros de profissão como Yves Montand, Catherine Deneuve, Lino Ventura, Brigitte Bardot ou Michel Piccoli.
Entre a sua vasta filmografia, deverá destacar-se a obra-prima de Visconti, “Rocco e os Seus Irmãos”, “Viver por Viver” e “A Pianista”.
Girardot morreu vítima da doença de Alzheimer. Foi um actriz enorme que quase nunca foi bem amada pela “nouvelle vague”.

Sem comentários: