segunda-feira, julho 12, 2010

NOTAS DESPORTIVAS (NO INTERVALO DO FESTIVAL)

:
ESPANHA, PORTUGAL E SPORTING
1. A Espanha ganhou o Mundial. Com justiça. Jogou sempre para ganhar (mesmo no único jogo que perdeu), foi “uma equipa”, recheada de bons jogadores, individualidades que serviram sempre o conjunto, nunca teve problemas internos nos 50 dias que durou a concentração, teve um treinador que foi sempre “um senhor”, soube ganhar e soube perder. Nada a opor. Perdemos com “os melhores” (e podíamos, se calhar, não ter perdido se não fossemos tão cobardes a enfrentar a partida, mas isso são outras histórias, outros treinadores, e outras mentalidades).

2. Por cá, parece que continua tudo na mesma, como se não tivesse havido nada: Carlos Queiroz vai continuar a treinar a Selecção Nacional. Madail na direcção da “amadora” FPF. Vamos continuar a jogar para não perder com Cabo Verde. Com um bocadinho de sorte e muitas contas até ao último jogo podemos ser apurados para o Europeu. Valha-nos a Senhora de Caravaggio!

3. O Sporting não vende Moutinho ao Everton por 15 milhões, há um ano, mas cede-o ao FC Porto, agora, por 11. Coisa de amigos. De resto, o Sporting parece ter abdicado de jogar futebol para ganhar seja o que seja. Basta-lhe por a render a Academia. Vende o que cria e satisfaz-se com a renda (curiosamente ninguém percebe como vendendo tanta cria, não está rico, mas, pelo contrário, em situação aflitiva).

4. Nos últimos dias, o SCP tem feito jogos de preparação. Novo treinador e muitas caras novas (e velhas). Nada de novo, porém, apesar dos muitos (ditos) reforços: continua-se a jogar para o lado e para trás e a não atinar com as balizas. Os passes falhados são mato. Uma ou outra nota positiva. Claro que faltam os “mundialistas”. Claro que pode haver mais “reforços”. Mas sabem quem tem sobressaído? Djaló. Sabem quem parece estar na calha para ser vendido? Djaló.

5. Gostava muito de me enganar. Imploro mesmo que me façam ver o meu tremendo erro. Ficaria muito feliz se me enganasse redondamente e, pelo menos, o SCP jogasse até à última jornada, pelo título, pelas taças, pela Europa. Mas parece-me que vamos continuar a jogar para o quarto lugar.

6. Benfica e Porto também já se “preparam”. Saúdo no Benfica o novo guarda-redes. Parece ser amigo. Ok, eu sei que o Benfica e o Porto também “saúdam” muitos jogadores do Sporting.

Sem comentários: