terça-feira, julho 20, 2010

FESTIVAL DE TEATRO DE ALMADA, NOTAS,12

:

Yourcenar/Cavafy,
de Marguerite Yourcenar e Constantin Cavafy

Um dos momentos mais aguardados do Festival de Teatro de Almada deste ano foi seguramente “Yourcenar/Cavafy”, o espectáculo que trouxe até nós Charlotte Rampling, num encontro literário e poético (acompanhado por música de guitarra) entre o poeta grego Constantin Cavafy e a romancista Margueritte Yourcenar, que o descobriu e o deu a conhecer à Europa.
De Cavafy disse a escritora: “É um dos maiores, de qualquer forma o mais subtil, talvez o mais novo, e certamente o mais inspirado pela inesgotável substância do passado”. Margueritte Yourcenar foi a primeira a traduzir para francês as obras deste poeta e manteve com ele uma importante correspondência. Desaparecido cedo, nunca se conheceram em vida.
“Yourcenar/Cavafy”, com concepção de Jean-Claude Feugnet e cenário e figurinos de Lambert Wilson, procurava entrelaçar textos de uma e de outro, mas o resultado final não é muito convincente, nem de um ponto de vista literário, nem teatral. Salva a honra do convento o talento natural de Charlotte Rampling, com uma postura no palco de uma elegância e sobriedade inigualáveis, e com uma fabulosa dicção que transformava cada frase num prazer para o espectador. Toda a “entourage” não se encontrava à altura dessa mulher que, todavia, explode melhor no ecrã e se tem mostrado, ao longo de uma invulgar carreira cinematográfica, como um verdadeiro animal de cinema, com uma fotogenia absolutamente surpreendente, quer se fale dos seus tempos de juventude, onde arrasou em obras como “Os Malditos”, “O Porteiro da Noite” ou “Max, Mon Amour”, quer na sua fase actual, onde continua a deslumbrar, em “Swimming Pool”, “Sob a Areia” ou “Para o Sul”.

Yourcenar/Cavafy, segundo textos de Marguerite Yourcenar e Constantin Cavafy; Concepção de Jean-Claude Feugnet; Companhia Les Visiteurs du Soir, Paris
Intérpretes: Charlotte Rampling, Polydoros Vogiatzis, Varvara Gyra (guitarra); Cenário e figurinos: Lambert Wilson; Duração 1H00; Classificação: M/ 12; Teatro Nacional São João – Porto; Teatro Nacional D. Maria II – Lisboa.

Sem comentários: