segunda-feira, março 29, 2010

PRESIDENTE HOMENAGEIA TEATRO PORTUGUÊS

:
PRESIDENTE DA REPÚBLICA
homenageou o Teatro e os seus profissionais
Na passada sexta-feira, véspera do Dia Mundial do Teatro, o Senhor Presidente da República, Professor Doutor Cavaco Silva, homenageou o Teatro e os seus profissionais, condecorando várias personalidades ligadas à arte dramática, numa cerimónia realizada no Museu dos Coches, especialmente engalanado para a ocasião, que foi simples mas muito bonita, o discurso do Presidente curto, mas emocionado e certo. Foi muito bom ver o Presidente desta nossa República que faz 100 anos não esquecer o Teatro e aqueles que o criam. Talvez umas duzentas (ou trezentas) personalidades estiveram presentes e, de pé, foram saudando aqueles que ali personificavam uma das mais prestigiadas e generosas formas de arte.
Foram condecoradas pelo Presidente da República os actores Ruy de Carvalho (Grande Oficial da Ordem de Sant’Iago da Espada), António Feio, Beatriz Batarda e Manuela Maria, e o encenador Joaquim Benite (Comendadores da Ordem do Infante D. Henrique), a D. Maria Custódia Gião, “ponto” com 40 anos de serviço (Oficial da Ordem do Mérito) e a Companhia de Teatro Seiva Trupe (Membro Honorário da Ordem do Mérito).
Após a cerimónia de agraciamento, e no ano das Comemorações do I Centenário da República, foi apresentado um espectáculo a partir da obra teatral “Sabina Freire”, da autoria do algarvio Manuel Teixeira Gomes, Presidente da República Portuguesa entre 1923 e 1925. O espectáculo foi criado pela Companhia de Teatro de Braga, em co-produção com A Escola da Noite - Grupo de Teatro de Coimbra. A peça é bastante interessante, o espectáculo longe disso. Dele falarei em separado, para não misturar alhos e bugalhos.

Sem comentários: