segunda-feira, outubro 29, 2007

CINE ECO: MAIS SOBRE OS PRÉMIOS

Entre dezenas e dezenas de jornais, bloges e sites que destacaram a Cine Eco, alguns exemplos:
Última Hora
28-10-2007 10:41 “Encontro com Milton Santos” vence CineEco’2007O filme “Encontro com Milton Santos”, do realizador brasileiro Sílvio Tendler, é o grande vencedor do CineEco’2007 – Festival Internacional de Cinema e Vídeo de Ambiente da Serra da Estrela que terminou este Sábado, dia 27 de Outubro, em Seia.O documentário tem como ponto de partida e referência uma entrevista com o geógrafo Milton Santos, que expõe um pensamento sobre a globalização, necessária e desejada. Discute as distorções impostas aos países pobres que pagam injustamente pelo crescimento da economia dos países ricos e as consequências provenientes dessa lógica do capital, que amplia as diferenças ao invés de redistribuir as riquezas. Por outro lado, tenta mostrar um novo mundo, também sinalizado pelo professor Milton Santos, onde a união entre as “novas técnicas” e “os de baixo” podem fazer um futuro mais distinto para a humanidade.“Encontro com Milton Santos” arrecada assim o Grande Prémio do Ambiente, patrocinado pela Câmara Municipal de Seia, no valor de 3.500 euros e a campânula de ouro. O documentário recebeu também o “Prémio de Intervenção” do júri da juventude.Outro grande vencedor do CineEco foi o filme “Grande Hotel”, da realizadora da RTP, Anabela de Saint-Maurice, que recebeu o Prémio da Lusofonia, a que corresponde um montante de 2.500 euros e a campânula de ouro. O filme fala da inauguração de um hotel de luxo, em 1955, em Moçambique, que aspirava ser o maior de África. O documentário evoca a história trágica do espantoso edifício, emblema do passado e do presente na cidade da Beira.
in "Porta da Estrela"

Documentário brasileiro vence CINEECO 2007
"Encontro com Milton Santos" aborda a globalização
O filme "Encontro com Milton Santos", realizado pelo brasileiro Sílvio Tendler, foi o vencedor do CINEECO 2007, festival de cinema ecológico de Seia. O filme ganhou o Grande Prémio do Ambiente, patrocinado pela Câmara Municipal de Seia, no valor de 3.500 euros e a campânula de ouro. Tendo uma entrevista com o geógrafo Miltons Santos como ponto de partida e referência, o documentário expõe um pensamento sobre a globalização, discutindo as distorções impostas aos países pobres que pagam injustamente pelo crescimento da economia dos países ricos e as consequências provenientes dessa lógica do capital, que amplia as diferenças, ao invés de redistribuir as riquezas.
O prémio foi atribuído pelo Júri Internacional do CINEECO, numa cerimónia que decorreu sábado à noite no Cine-Teatro da Casa da Cultura de Seia.
Outro dos vencedores, foi o filme da realizadora da RTP Anabela De Saint-Maurice "Grande Hotel", que recebeu o prémio da Lusofonia, a que corresponde um montante de 2.500 Euros e a campânula de ouro.
O Júri Internacional atribuíu ainda o Prémio Educação Ambiental ao filme "Os Campos de Deméter", do realizador Knut Krzywinski, o Prémio Água ao filme "Yandabad", do realizador espanhol Mariano Agudo, e o Prémio Valorização de Resíduos ao filme "Da Terra das Lágrimas Amargas", do realizador Japonês Tomoko Kana.
O Prémio Vida Natural foi atribuído ao filme "Mongólia Selvagem", do realizador australiano Sleina Leger, enquanto o Prémio Polis coube ao filme "Portugal - Retrato Social 1", de Joana Pontes, e o Prémio Antropologia Ambiental ao filme "O Tigre e o Monge", do realizador Austríaco Harald Pokieser.
O Prémio Vídeo Não Profissional foi entregue ao filme "Os Detectives da Água", do realizador do Canadá David Springbett, e o Prémio Camacho Costa ao filme "No Crepúsculo do Silêncio", do realizador Checo Josef Císarovsk.
Foram atribuídas menções Honrosas aos filmes "Esta Água que vos deixo", de João Tilly, de Seia, e "Outros Mundos", do realizador Eslovaco Marko Skop.
O Júri da Juventude atribuiu o Grande Prémio da Juventude a "Na Pele Deles" (Dans Leurs Peau), de Malherbe Arnaud Prémio, o Prémio Filme de Animação a "A Minha Vida Aos 40" (My Life At 40", de Laurie Hill, e o Prémio Intervenção a "Encontro com Milton Santos".
O Júri Especial "Cine’Eco em Movimento" atribuiu ainda um Prémio Especial ao filme "Os Campos de Deméter", de Knut Krzwinski, assim como menções honrosas a "Fronteiras do Campo", de Cláudia Rodrigues, Pedro Gancho e Francisca Veiga, e "Carpa Diem", de Sérgio Cannella.
28-10-2007 (em Kaminhos, de direcção do João Morgado)

Sem comentários: