segunda-feira, fevereiro 05, 2007

CINEMA - À Noite no Museu

À NOITE, NO MUSEU

Devo confessar que o “trailer” me despertou muita curiosidade. A ideia parecia excelente: um filme de aventuras passado no interior de um museu de História Natural, onde, durante a noite, personagens e situações expostas ganhavam vida. Poderia ser um bom motivo para reactivar o gosto pelas idas aos museus, e esse ressuscitar de cenas e figuras do passado poderia muito bem servir para recuperar esse passado de forma didáctica e divertida.
A história é mais ou menos essa: Larry Daley (Ben Stiller) não é rapaz para grandes empreendimentos, mas sonha com eles. Ser guarda-nocturno no Museu de História Natural de Nova Iorque pode ser um passo. Na verdade, durante o turno da noite, acontecem coisas espantosas e difíceis de explicar: O Presidente Teddy Roosevelt, os “cowboys” e os índios, os gladiadores romanos, os hunos de Atila e até os homens de Neandertal saltam dos seus pedestais, das vitrinas e montras, e lançam-se em inesperadas actividades, que vão de perseguições renhidas a batalhas intermináveis, passando por loucas correrias de dinossauros.
Larry vê-se no meio da maior revolta da história da Humanidade, mas consegue por cobro à desordem com a ajuda preciosa de Teddy Roosevelt. Infelizmente, o filme não cumpre as promessas, avança indolente e sem graça, e perde-se assim uma boa oportunidade de juntar o útil ao agradável. Lamento, em nome do cinema e dos museus.

À NOITE, NO MUSEU (Night at the Museum) – Realização: Shawn Levy (EUA, 2006); Intérpretes: Ben Stiller, Carla Gugino, Dick Van Dyke, Mickey Rooney, Robin Williams, etc. 115 minutos; M/12 anos; Filmes Castello Lopes

2 comentários:

Anónimo disse...

senhoras e senhores:

o que eu gosto deste blog.....





bom dia AMIGO.

beijos.



Y.

Isabel Victor disse...

Concordo em absoluto ! Lamento pelos museus ...

O fortíssimo imaginário sugerido pelos museus e as estórias por detrás dos objectos, fizeram-me acreditar que o filme seria um sucesso, mas ... ficou pelas intenções !